segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Noções báscias sobre filhote!

Aqui vai uma lista de algumas coisas essenciais que você precisará para seu novo hóspede:


Um nome! nomes curtos são mais fáceis para seu cão aprender.
Identificação. A cada ano milhões de animais se perdem. Inclua o nome e número em plaquinha de identificação. A microchipagem também é uma idéia.



Vasilhas de água e comida. Devem ser resistentes e fáceis de limpar. A cerâmica e aço inoxidável são os mais recomendados.
Coleira e guia. Deve ajustar de maneira confortável ao pescoço do cão, com folga de 1-2 dedos. As mais recomendadas são as peitorais que pegam pelas patas, aquelas que pegam o pescoço sufocam e ferem. 
Artigos para a higiene do filhote. Uma escova para os pelos e um shampoo suave. Cães com pelos longos é bom rasqueadeira. Shampoo próprio pra cães filhotes. O veterinário também pode recomendar um cortador de unhas.
Brinquedos. Eles evitam que seu novo companheiro resolva roer seus móveis. Os dentes estão crescendo e ele esta se descobrindo, então é normal querer morder tudo. Ossos coloridos não são recomendados, pois contém corantes e podem causar diarréia no filhote. Bolas e cordas com nós são ótimas opções.
A cama. Seu forro deve ser lavável. Na primeira noite o filhote pode se sentir solitário ou assustado. Um rádio em volume bem baixinho ou um relógio que faça tic-tac pode ajudá-lo a dormir. Ele pode chorar nos primeiros dias.
Cesta. Pode ser um lugar para dormir, além de funcionar como seguro e tranquilo para seu cãozinho.

OBS: Filhotes só estão preparados para separar do seio da mãe com 45 dias. Se você pegou um filhote antes disso não alimente com leite de vaca! Existem latas de leite próprias para cães vendidas em pets. Daí vem a prevenção contra vermes, parasitas e doenças. Mas essa é outra parte.  

Para facilitar o treinamento doméstico, é bom restringir a liberdade do novo filhote. Lembre que o ato de roer para um filhote é normal, providencie brinquedos e lembre que mobília, chinelos, cantos de paredes podem ser alvos. 
Coloque o lixo da cozinha fora do alcance do cãozinho.

O alimento que você escolher para oferecer ao seu filhote durante o primeiro ano de vida é vital ao seu desenvolvimento adulto, saúde e crescimento. Um alimento enriquecido com antioxidantes proporciona uma proteção extra contra doenças. Fornecer o alimento correto ao longo de toda a vida de seu cão também auxilia na prevenção de doenças que ocorrem na vida adulta, tais como obesidade, diabetes, doenças renais e cardíacas.

Ao mesmo tempo em que pode parecer tentador oferecer ao seu filhote uma guloseima adicional que não faça parte de sua dieta regular, algumas comidas podem ser perigosas para a saúde do seu cão. O que é bom na alimentação de humanos não é necessariamente bom para cães. 
Itens a evitar: Chocolate; .Biscoitos; Derivados do leite e Ossos (de carne e de frango).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário